«Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço» Adriana Negreiros

«Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço» Adriana Negreiros Título: Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço

Еscritor: Adriana Negreiros

ISBN: B07FK23Y65

Classificação Temática:

Baixar

Descrição do livro «Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço» Adriana Negreiros

A mulher mais importante do cangaço brasileiro, que inspirou gerações de mulheres, ganha agora sua biografia mais completa e com uma perspectiva feminista. Embora a mitificação da imagem de Maria Bonita tenha escondido situações de constante violência, ela em nada diminui o caráter transgressor da Rainha do Sertão.

Desde os anos 1990, a data de nascimento de Maria Bonita passou a ser celebrada no Dia Internacional da Mulher. Com o tempo, ela transformou-se em uma marca poderosa, emprestando seu nome a centenas de pousadas e restaurantes espalhados pelo Nordeste, salões de beleza, academias de ginástica, cerveja, pizza, assentamento rural, música, bandas de forró e coletivos feministas.
Enquanto a companheira de Lampião viveu, no entanto, essa personagem nunca existiu. A cangaceira que teve a cabeça decepada em 28 de julho de 1938 era simplesmente Maria de Déa: uma jovem de 28 anos que morreu sem jamais saber que, um dia, seria conhecida como Maria Bonita.
Nos anos em que viveu com Lampião e nos subsequentes à sua morte, despertou pouco interesse em pesquisadores ou jornalistas. E foi essa lacuna de informações sobre sua vida e a das outras jovens que viviam com o bando que contribuiu para que se criasse a fantasia de uma impetuosa guerreira, hábil amazona do sertão, uma Joana D’Arc da caatinga. Essa versão romântica e justiceira de Maria Bonita, rapidamente apropriada pela indústria cultural, tornou-se um produto de forte apelo comercial — e expandiu seus limites para além das fronteiras do sertão. Neste livro, Adriana Negreiros constrói a biografia mais completa até então daquela que é, sem dúvidas, a mulher mais importante do cangaço.


Em nossa biblioteca online você encontrará livros, romances, contos de fadas e obras de outros gêneros de autores famosos de todo o mundo – modernos e aqueles que nos deixaram um tesouro de suas melhores criações no passado.

Você pode baixar (download) a versão completa do livro «Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço» Adriana Negreiros gratuitamente, sem cadastro e sms (sms), escolhendo o formato adequado txt, mobi, epub, pdf, em português em um e-book, em um Android telefone (android), iPhone, PC (computador), iPad.

Antes de baixar, você pode ler resenhas e anotações, além de resenhas de quem já leu o livro.
 

Baixar (Download) livro grátis «Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço» Adriana Negreiros

Comprar Livro

Rate article
El-Livros
Avaliação do livro